Avaliação Cognitiva Idade escolar

Avaliação Cognitiva Idade escolar

Terapeuta

A Dr.ª Rita Torre é Psicóloga, licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, com 15 anos de experiência em processos de Terapia de Casal e Sexualidade, Ansiedade, Depressão, Obssessão Compulsão(POC), Adição a Drogas, Álcool e Jogo

Dá consultas presenciais por todo o Norte de Portugal e agora também por videoconferência para todo o mundo. Para além da lingua portuguesa é também bastante fluente na lingua inglesa tendo já bastante experiência com clientes internacionais.

Porque a avaliação cognitiva?

A maioria dos pedidos de consulta de avaliação cognitiva é formulada pelos pais e/ou professores da criança e relacionam-se com dificuldades escolares e suspeitas de défices cognitivos ou sobredotação, em crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 16 anos de idade.

Quais os objetivos?

A avaliação cognitiva tem como função essencial o diagnóstico, caracterização e compreensão dos resultados obtidos, predição do desempenho posterior, prognóstico e encaminhamento para intervenção (articulando propostas reeducativas com as escolas ou com outros técnicos: terapia da fala, apoio pedagógico especializado e/ou psicomotricidade).

Em que consiste?

Consiste num número limitado de consultas, nas quais recorreremos à utilização de diferentes técnicas e métodos de avaliação, designadamente à realização de entrevista, observação directa, recurso a inventários de comportamento para pais, professores e criança, utilização de instrumentos de avaliação cognitiva e pedagógica. Após a implementação do protocolo de avaliação, o processo culminará com a devolução dos resultados e a entrega de um relatório de avaliação psicológica.

Escala de inteligência de wechsler para crianças (WISC- iii)

A WISC iii é uma medida muito robusta do desenvolvimento cognitivo para crianças em idade escolar, até aos 16 anos e 11 meses. consiste numa bateria de provas que inclui materiais diversificados (puzzles, cubos, questões, estórias) e lúdicos que levam a criança a testar um conjunto alargado de competências cognitivas: qi, memória, concentração, velocidade de processamento, organização percetiva, entre outras.

Este tipo de avaliação pode ajudar a: 

O que é o QI e como funciona?

QI significa Quociente de Inteligência e é um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando-o com pessoas do mesmo grupo etário. 

A experiência mostra que o QI não diz tudo sobre o desempenho escolar de um aluno. Acontece de termos em presença alunos com QI normal, mas que têm o seu desempenho condicionado por:

Naturalmente, os aspetos emocionais e comportamentais também podem interferir com o desempenho. No entanto, verifica-se frequentemente que as crianças com um QI Limite (ou mesmo normal fraco) são apelidadas de distraídas e preguiçosas, quando na verdade têm é limitações cognitivas, que podem ser estimuladas.

Por isso, a avaliação cognitiva é o primeiro dia do resto da vida das nossas crianças!

Marque aqui a sua consulta! 

Nós Podemos ajudar a melhorar rapidamente a sua qualidade de vida!